Skip to main content

Nossa história

A partir de suas sólidas experiências pessoais em diferentes campos artísticos, esportivos e socioambientais, os fundadores do Instituto Voccalia se reuniram para devolver à sociedade um pouco do que recebem em termos de atenção, desenvolvimento e oportunidades. Fundado em 2023, o Instituto inicia-se como uma página em branco, porém contando com a dedicação, experiência e grande entusiasmo de seus membros para promover ações objetivas que façam a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O que fazemos

O Instituto Voccalia reúne profissionais com ampla experiência em Música, Literatura, Comunicação, Esporte, Cinema e Arte-Educação de uma forma geral. Em particular, a gestão e participação em ações sociais e culturais é parte importante do histórico dos fundadores e por esta razão estamos preparados para realizar desenhos de novos projetos, curadorias, captação de recursos e efetivas implementações.

DIRETORIA EXECUTIVA

GESTÃO 2023-2027

Diretor Presidente

Jean William Silva

Nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha e foi criado pelos avós. Com o avô, boia-fria, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música. Começou a cantar ao 8 anos, no coral da igreja. Daí em diante, não parou mais e formou-se em Canto e Arte Lírica pela USP.

Nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha e foi criado pelos avós. Com o avô, boia-fria, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música. Começou a cantar ao 8 anos, no coral da igreja. Daí em diante, não parou mais e formou-se em Canto e Arte Lírica pela USP. Descoberto aos 23 anos pelo maestro João Carlos Martins, seu grande incentivador, já conquistou plateias em renomados teatros, interpretando óperas, recitais, concertos e shows em casas como Avery Fisher Hall / Lincoln Center de Nova York, Alla Scalla de Milão, Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Amazonas, Theatro da Paz em Belém do Pará, e em países como Argentina, Emirados Árabes, Itália, Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Suíça. Destacam-se ainda apresentações prestigiadas como na Ópera de Monte Carlo a convite do Príncipe de Mônaco e para o Papa Francisco no Rio de Janeiro para um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. Possui um álbum intitulado "Dois Atos" além de inúmeras parcerias no palco com artistas de prestígio internacional como Laura Pausini, Luciana Serra, Sandy, André Mehmari, Nelson Ayres, Mônica Salmaso, entre outros. Em sua cidade natal empresta seu nome ao Anfiteatro Municipal da cidade, o que muito orgulha e enaltece sua trajetória.
Diretora Vice-Presidente

Sandra Mimoto Torres

É sócia fundadora da Ampliart Difusão Cultural, formada em Tradutores e Intérpretes e pós-graduada em Curadoria em Arte. Desenvolveu sólida carreira no mundo corporativo, e entre outras funções, foi responsável pela gestão de projetos sociais e culturais.

É sócia fundadora da Ampliart Difusão Cultural, formada em Tradutores e Intérpretes e pós-graduada em Curadoria em Arte. Desenvolveu sólida carreira no mundo corporativo, e entre outras funções, foi responsável pela gestão de projetos sociais e culturais de uma empresa. Foi Diretora Geral da turnê da Hanbit Chamber Orchestra ao Brasil, da Coréia do Sul e formada por deficientes visuais, Produtora Executiva do Festival da Música Sertaneja Raiz, realizado em Junqueirópolis, Edições de 2018 e 2019 e 2021, do projeto Uma Voz e Um Violão em Serenata em 2021, da Mostra de Cordas Dedilhadas, Edições de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, do Projeto Violão entre Amigos, realizado em 2021 e da LIVE Universo Musical Solidário em 2020, Clássicos com Jean William e Rafael Altro, realizado em 2021-2022, Bituca 80 Anos em 2022.
Diretor Secretário

Munir Sabag

É doutor em Artes e licenciado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre a música vocal do Renascimento. É também bacharel, mestre e doutor em Física pelo Instituto de Física da USP.

É doutor em Artes (Processos de Criação Musical/Questões Interpretativas) e licenciado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre a música vocal do Renascimento. É também bacharel, mestre e doutor em Física pelo Instituto de Física da USP, na área de processos estocásticos, transições de fase e fenômenos críticos. A partir de 2002 teve sua carreira reorientada para a música, concentrando-se na direção musical de coros, elaboração de arranjos vocais e pesquisa em repertório coral. Foi Coordenador de Música da Prefeitura Municipal da Estancia Turística de Ribeirão Pires (2005-2007), havendo dirigido seu Coral Municipal durante o período. Desde 2007 é regente do Coral Physicantus (Instituto de Física da USP), do Grupo Vozes (UNIVAR Brasil) e do Coral do Ilha (Condomínio Ilha do Sul). É membro pesquisador do GEPEMAC (Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto) no Departamento de Música da ECA-USP e Editor Associado do projeto “Tudor Partbooks”, realizado em colaboração entre as universidades inglesas de Oxford e Newcastle.
Diretor Tesoureiro

Rafael Altro Ferreira

Rafael Altro começou a tocar violão aos nove anos de idade e formou-se no Conservatório Musical Anchieta. É produtor, compositor, arranjador, diretor musical e também dedica-se ao ensino da música como professor graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.

Rafael Altro começou a tocar violão aos nove anos de idade. Formou-se no Conservatório Musical Anchieta em São Paulo onde estudou com o prof. Nelson Del Pezzo nos primeiros anos e prosseguiu seus estudos de técnica e de interpretação com o professor e luthier José Egídio de Oliveira. Rafael é produtor, compositor, arranjador, diretor musical e também dedica-se ao ensino da música como professor graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano.
Participou como músico e compositor na gravação do CD “Ritmos do Brasil – Música do Norte”, lançado pelo selo Paulus em 2007. Pela mesma gravadora realizou direção musical e atuou como violonista no CD “Momentos de Reflexão, vol. 2”, lançado em 2008.
Em 2012 gravou seu primeiro CD solo: “Conquistas”, uma produção independente que traz composições próprias originais para violão e releituras de temas de espetáculos teatrais.
Em julho de 2013 realizou seu primeiro concerto internacional com repertório de música brasileira no XVI Festival Internacional de Guitarra José Tomás – Villa de Petrer (Alicante- Espanha).
Como Diretor Musical e violonista do Grupo S/Arautos apresentou o espetáculo “Amor”, com Direção Geral de Paulo Ribeiro, no Espaço dos Satyros I, Centro Cultural do grupo Silvio Santos (Teatro Imprensa), na Casa da Fazenda do Morumbi, SESC Pompéia, diversos Eventos Culturais e no Teatro Fernando Azevedo dentro do Projeto Caminho das Artes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Realizou Direção Musical dos espetáculos: "Rapsódia dos Divinos", “Avatar” e “Curumim Disse Sim, Curuminha Disse Não” com direção de Paulo Ribeiro e dos dos espetáculos: "Verdade ou Desafio" e "Devaneios" com direção de Cris Sandoval e Cristina Santos.
Atua em concertos com o Trio Cordas ao Vento ao lado de Natasha Matsuura (violino) e Richard Hartstein (flauta), com o Duo ViP, formado em 1998 ao lado do pianista William Labecca e com o Duo Hartstein-Altro, ao lado do flautista Richard Hartstein. O duo Hartstein-Altro e o Duo ViP já participaram do programa “Músicas que Elevam”, transmitido pela TVLBV com apresentação do maestro Eduardo Escalante. Idealizador e produtor da Mostra de Cordas Dedilhadas já em sua 21ª. edição.
Atualmente prepara a gravação de seu segundo CD solo intitulado “A Obra de José Egídio de Oliveira” e tem apresentado em seus concertos solos arranjos de Música Popular Brasileira. Ao lado do tenor Jean William apresentou os projetos “Bituca 80 Anos”, “Clássicos” e “Uma voz e um violão em Serenata”.
Conselheiro Fiscal

Elcio Cassola Padovez

Elcio C. Padovez é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL) e graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru. Possui experiência em jornalismo impresso, online, mídias digitais, rádio, TV e comunicação corporativa.

Elcio C. Padovez é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL) e graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru. É autor da dissertação “Os símbolos da cultura russa na construção da Copa do Mundo (2019), livro-reportagem Impéria – A América de pernas abertas (Artêra – 2019), O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música (Editora Letramento -2022).

Possui experiência em jornalismo impresso, online, mídias digitais, rádio, TV e comunicação corporativa. Passou pelas redações do Diário da Região, UOL e Estadão e esteve na comunicação de marcas como a Koch Tavares, adidas, Puma e PokerStars, além de ter vivido, trabalhado e coberto grandes eventos esportivos e culturais, como as Copas do Mundo na Alemanha (2006), Brasil (2014), Rússia (2018), Catar (2022) e Olimpíadas do Rio (2016). Atualmente, escreve para Estadão, UOL e assessora a miha (treinos de eletroestimulação), paiN Gaming (maior equipe de esports da América Latina) e a personal trainer Cau Saad/Instituto Cau Saad.

Conselheira Fiscal

Carolina Camargo Duarte

Carol Duarte iniciou seus estudos de violino ainda criança na cidade de Piracicaba. Mais tarde deu continuidade aos estudos no curso de Bacharelado em violino na USP de Ribeirão Preto. Desde 2009 atua no cenário musical da cidade de São Paulo, transitando entre a música erudita, música popular e teatro musical.

Carol Duarte iniciou seus estudos de violino ainda criança na cidade de Piracicaba. Mais tarde deu continuidade aos estudos no curso de Bacharel em violino na USP de Ribeirão Preto. Desde 2009 atua no cenário musical da cidade de São Paulo, para onde se mudou para ingressar na Orquestra Bachiana Filarmônica, do Maestro João Carlos Martins. Transita entre a música erudita, música popular e teatro musical. Como violinista erudita já se apresentou nas principais salas de concertos o Brasil, como Sala São Paulo, Teatro municipal de São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas, entre outros. No cenário internacional já se apresentou no Lincoln centre em NY, Argentina e Paraguai. No teatro musical esteve em cartaz nas produções de Cinderela, Nuvem de lágrimas, Os 10 mandamentos, Evita open air e Wicked. Na música popular além de gravações de áudios e shows, participou das gravações dos DVDS de Chitaozinho e Xororó, Exaltasamba, Thiaguinho, Pericles, Leonardo e Pixote. Paralelamente trabalha como arte educada no programa Fábricas de Cultura.
Conselheira Fiscal

Thais Camargo Duarte

Thais Duarte iniciou seus estudos musicais em Piracicaba - SP, onde estudou piano e violoncelo. No ano de 2004 ingressou no curso de bacharelado em violoncelo na USP. É radicada desde 2009 em São Paulo, capital, para onde se mudou para ingressar na Orquestra Bachiana Filarmônica.

Thais Duarte iniciou seus estudos musicais em Piracicaba SP onde estudou piano e violoncelo. No ano de 2004 ingressou no curso de bacharelado em violoncelo na USP. É radicada desde 2009 em São Paulo, capital, para onde se mudou para ingressar na Orquestra Bachiana Filarmônica. Sua versatilidade como instrumentista a faz transitar entre as várias vertentes da música, se apresentando em grandes festivais como o Rock in Rio com a cantora Glória Groove, participando da orquestra na turnê pelo Brasil do cantor Michel Bublé e grandes montagens brasileiras de musicais como Wicked. Foi violoncelista em 3 temporadas do show dos famosos no domingão do Faustão e participou de gravações de CDs e DVDs de vários artistas (Chitãozinho & Xororó, Exaltasamba, Thiaguinho, Péricles, Jean Willian, Planta e Raiz, Luiza Possi, Pixote, Avine Vinny e RyX, entre outros). Já participou de concertos nos principais teatros do Brasil e dos Estados Unidos, entre eles o Lincoln Center de Nova York. É integrante do Fukuda Cello Ensemble desde 2012 e arte educadora no projeto Fábricas de Cultura.